O azeite e a saÚde

O Azeite Virgem é um sumo de fruta 100% natural, que conserva o sabor, aroma, vitaminas, antioxidantes e todas as propriedades da azeitona.

É composto por:

 73 a 80% de Ácido Oleico (ácido gordo monoinsaturado);

 6 a 10% de Ácido Linoleico (ácido gordo polinsaturado);

 11 a 15% de Ácido Palmitico (ácido gordo saturado);

 8 a 11% de Vitamina E e Caroteno (Pró-vitamina A).

Dentro dos ácidos gordos a "gordura saudável" (aquela que reduz o “mau” colesterol) é constituída pelos Ácidos Gordos Monoinsaturados. Deve ser a gordura mais consumida, substituindo outras como as saturadas (gorduras de origem animal) e as polinsaturadas (presente em maioria nos óleos alimentares).

Principais benefícios do Azeite Virgem para a saúde:

 

Aparelho Circulatório: ajuda a prevenir a arteriosclerose e seus riscos, a hipertensão arterial, o enfarte do miocárdio, a insuficiência renal e as hemorragias cerebrais.

Aparelho Digestivo: melhora o funcionamento do estômago e pâncreas, dos intestinos e das vias biliares, evitando a formação de pedra na vesícula. Foram relatados efeitos benéficos em gastrites e úlceras gastroduodenais assim como uma suave acção laxante.

Favorece a absorção das Vitaminas A, D, K e E (lipossolúveis).

Pele: o Azeite tem efeito protector e tónico da epiderme graças à Vitamina E e ao seu efeito antioxidante, pelo que está especialmente indicado para prevenir o aparecimento de lesões cutâneas e diminuir os sinais de envelhecimento da pele.

Sistema endócrino: melhora as funções metabólicas do organismo sendo uma das melhores opções para a prevenção e controlo dos diabetes (graças ao alto teor em ácidos monoinsaturados, influencia os valores do açúcar e gordura no sangue).

Sistema Ósseo: estimula o crescimento e favorece a absorção de cálcio e a mineralização, desempenhando um importante papel na época de crescimento e na prevenção da osteoporose.

Cancro: tem um efeito protector relativamente a alguns tumores (mama, próstata, colorrectal, endometrio) por acção dos ácidos gordos resistentes à peroxidação e devido à presença de componentes menores.

Alimentação Infantil: é a gordura natural que mais se assemelha, quer ao nível da sua composição quer na sua digestibilidade, ao leite materno.

Envelhecimento: na prevenção dos fenómenos de envelhecimento é importante dispor de um bom património antioxidante. Foi constatado um papel protector ao azeite relativamente ao envelhecimento cerebral e, de forma experimental, um aumento da esperança de vida.

Radioactividade: foi introduzido na alimentação dos astronautas ao descobrir-se que o azeite aumenta a protecção contra a radioactividade.

Fonte: CEPAAL - Janeiro 2010

Os atributos evidenciados apontam para o Azeite Virgem como uma opção de excelência muito para além da vertente gastronómica. Sendo um produto totalmente natural, a sua utilização está comprovadamente associada à prevenção de uma série de problemas, assumindo-se como a mais saudável das gorduras.